Ponta do Mutá: uma das praias da Península do Maraú

Localizada no sul da Bahia, a Península do Maraú abriga praias de águas calmas e cristalinas, como a praia da Ponta do Mutá, que é ponto de parada certo de quem está na Vila de Barra Grande. Além de toda beleza natural, ela é muito conhecida por ser um dos lugares mais bacanas de toda Península para assistir  o pôr do sol.

Barra Grande
Barra Grande

A praia da Ponta do Mutá, é um daqueles cantinhos gostosos do Brasil, que você tem que ir sem se preocupar com a hora para voltar! A praia tem bons bares, dos mais variados estilos musicais e com aquelas cadeirinhas sempre convidativas para uma boa relaxada. 

Praia da Ponta do Mutá
Praia da Ponta do Mutá

E o mar, ahhhh… o mar! Super calmo, de águas rasas, mornas e cristalinas, ótimo para quem pretende levar crianças e não quer ficar se preocupando com a profundidade e as ondas.

Como chegar

A Península do Maraú faz parte da região conhecida como Costa do Dendê no baixo Sul da Bahia. Agora chegar até a vila de Barra Grande (principal ponto de chegada e hospedagem) não é das tarefas mais simples. 

Afinal o local fica distante cerca de 270 km de Salvador (via ferry-boat de Itaparica). E o aeroporto mais próximo,  que permite acesso mais fácil à península é o de Ilhéus.

Vila de Barra Grande
Vila de Barra Grande

Mas se você optar por viajar de carro deve ficar atento às condições da estrada. O trecho da estrada que leva até Barra Grande é todo em estrada de terra. Dependendo do período do ano – devido a chuva – o trajeto pode ser intransitável para carros sem tração nas quatro rodas.

Para quem está de carro, mas não quer fazer o trecho final da estrada, uma boa opção é deixar o veículo em um dos vários estacionamentos particulares em Camamu. Porém, será necessário pegar os barcos ou lanchas que fazem o trajeto para Barra Grande.

Como fizemos

Fomos até Camamu e de lá pegamos a lancha até Barra Grande. Pois na nossa opinião, gastaríamos muito tempo indo de barco. Contudo, verificamos que existem uns passeios de escunas que param em várias ilhas. Para quem está com tempo livre é uma boa opção.

Passeio Escuna em Camamu
Passeio de Escuna em Camamu

Lanchas e Barcos a partir de Camamu

Assim que você decidir seu ponto de partida, fique sabendo que a partir de Camamu, é possível pegar barcos ou lanchas até Barra Grande. Os barcos, levam até 1h30 para para fazer o percurso. Já as lanchas levam cerca de 30 minutos. Tanto os barcos quanto as lanchas deixam os passageiros no vilarejo de Barra Grande

Lancha partindo de Camamu
Lancha partindo de Camamu

Portanto, decida qual transporte você mais gosta e embarque na aventura. Mas fique sabendo que a travessia é um pouco com “emoção”.

Como ir até a Praia

Primeiramente dá para ir andando, da Praia da Barra Grande leva uns dez minutos de caminhada. Entretanto, se caminhar não é seu esporte preferido. Você pode pegar as jardineiras, que é o principal transporte na região, ou um dos vários táxis.

Vila de Barra Grande
Vila de Barra Grande

No entanto, se você for aquele tipo aventureiro pode alugar um quadriciclo por um dia inteiro (você pode rodar por umas 12 horas) e sair explorando o lugar.

Transporte de Quadriciclo
Transporte de Quadriciclo

O que fazer

As atividades prediletas de quem visita Barra Grande,  são quase as mesmas:  relaxar sob a sombra de um coqueiro, beber um drink (ou breja), comer aquele prato tipicamente baiano, curtir o mar e descansar… descansar… descansar!

Praia da Ponta do Mutá
Alguns dos drinks servidos na Praia da Ponta do Mutá

Porém, se essas opções – que por si só, já são capazes de agradar (e muito) os visitantes – não lhe satisfazem. E você é aquele turista que adora conhecer cada cantinho do lugar, faça alguns dos dos passeios oferecidos pela região.

Praia da Ponta do Mutá
Praia da Ponta do Mutá

Afinal, o lugar possui varias opções legais de divertimento, sendo alguns bem especiais, que vão desde trajetos de lancha ou quadriciclo, a mergulho em regiões com corais.

Praia da Ponta do Mutá
Praia da Ponta do Mutá
Observações:
1 - A alta temporada na Península de Maraú é marcada pelo verão, especialmente depois do Natal e até o Carnaval. Nesse período a temperatura fica mais alta e as chuvas diminuem. Consequentemente os preços, de tudo, se elevam.
2 - Há lanchas todos os dias, de hora em hora, com operação das 6h às 17h.
Se gostou... compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.