Igreja do Bonfim: fé e tradição da Bahia

Um pouco da História

A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, ou simplesmente Igreja do Bonfim, em Salvador, foi construída para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Portugal, em 1745. E foi elevada à dignidade de Basílica, em 1927 pelo papa Pio XI.

"<yoastmark

Concluída em 1772, a igreja possui fachada em estilo rococó coberta de azulejos portugueses. A decoração do interior é neoclássica, destacando-se a pintura do forro da nave feita por Antônio Joaquim Franco Velasco. No altar-mor, impressiona a imagem de Cristo trazida de Portugal em meados do século 18.

"<yoastmark

A Igreja do Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana. A basílica atrai muitos devotos, turistas e peregrinos. Eles são atraídos principalmente pela festa da “lavagem” das escadarias do templo.

"<yoastmark

A tradicional  “Lavagem do Bonfim” é celebrada desde o século 18, no mês de janeiro. O dia do padroeiro ocorre no 2º domingo, depois da Festa da Epifania do Senhor.


Leia também: A Praia do Flamengo em Salvador


A Lavagem do Bonfim (escadarias) é uma das mais importantes festas religiosas da Bahia. Inicia-se com o cortejo de baianas que caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, até o alto do Bonfim, carregando água de cheiro. O percurso é de oito quilômetros, e a festa dura o dia inteiro, animada por blocos de afoxé.

"<yoastmark

E as Fitinhas…

As famosas fitinhas são confeccionadas desde o início do século 19 e a origem remete a uma tradição de mais de 200 anos.

De acordo com a história, um tesoureiro da paróquia tinha o hábito de usar uma fita amarrada no punho que, originalmente, tinha a medida do comprimento do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim.Como resultado…  vieram os três nós, os pedidos e etc.

"<yoastmark

Na grade do adro, uma infinidade de fitinhas coloridas, deixam o ambiente ainda mais alegre e tipicamente baiano! De acordo com a tradição, a fita deve ser amarrada no pulso com três nós, sendo que a cada nó deve ser feito um pedido, e depois é só aguardar ser atendido.

Igreja do Bonfim: Como chegamos lá!

A igreja está localizada junto à Praça Senhor do Bonfim, no alto de uma colina, a 6,5 km do Mercado Modelo e a 12 km do Farol da Barra.

O caminho da cidade baixa até à igreja é um pouco confuso, mas existem algumas placas ao longo do percurso indicando um pouco o destino. 

"<yoastmark

Dessa maneira, preferimos ir e vir do lugar usando os serviços do UBER. Pois como era distante de onde estávamos hospedados (na Barra), pegar um táxi sairia caro e usar ônibus inviável. 

"<yoastmark

Agora um conselho…

Tenha bastante paciência com os pedintes, pois eles são chatos e abordam constantemente os turistas. Se alguém lhe oferecer algo de graça, não aceite, pois logo em seguida vão pedir “uma contribuição”.

Obs:

Esteja preparado para o assédio dos vendedores de fitinhas. Mas não deixe de comprá-las e fazer os famosos 3 pedidos após amarrá-las nas grades do adro.
Se gostou... compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.